Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STF decide que Tráfico de Drogas por Réu Primário não configura crime hediondo

Publicado por Andressa Garcia
há 8 anos

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (23) que acusados de tráfico privilegiado de drogas não cometem crime hediondo. De acordo com a decisão dos ministros, presos por tráfico que são primários e com bons antecedentes podem ter redução maior de pena e progressão de regime, conforme a Lei de Drogas (Lei 11.343/2006).

A legislação prevê que crimes hediondos são inafiançáveis e insuscetíveis de anistia, graça ou indulto. Além disso, as penas são cumpridas em regime inicial fechado e a progressão de regime só ocorre depois de cumpridos dois quintos da pena, caso o réu seja primário e três quintos, no caso de reincidente.

Segundo o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, cerca de 80 mil presos no país, a maioria mulheres, foram condenadas por tráfico privilegiado. Para o ministro, são pessoas que não têm perfil delinquente e são usadas pelos cartéis de drogas para disseminar entorpecentes na sociedade.

“Reconhecer que essas pessoas podem representar tratamento mais condizente com sua situação especial e diferenciada que os levou ao crime configura não apenas medida de Justiça, a qual, seguramente, trará decisivo impacto ao já saturado sistema prisional brasileiro, mas revela também a solução que melhor amolda ao princípio constitucional da individualização da pena", destacou o presidente do STF.

Diversas organizações de direitos humanos já se manifestaram celebrando a decisão.

Fonte: Justificando

  • Sobre o autorAndressa Garcia, Entusiasta do Direito Digital.
  • Publicações136
  • Seguidores452
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6733
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decide-que-trafico-de-drogas-por-reu-primario-nao-configura-crime-hediondo/353429018

Informações relacionadas

Correio Forense
Notíciashá 8 anos

STF define que réu primário que praticar tráfico de drogas terá pena mais branda

Arielle Cunha, Advogado
Modeloshá 6 meses

Retirada tornozeleira eletrônica no regime aberto

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Extorsão, extorsão indireta e extorsão mediante sequestro: saiba a diferença

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

Decisão histórica do STF: crime de tráfico privilegiado não tem natureza hedionda!

Jeferson Freitas Luz, Advogado
Artigoshá 3 anos

O tráfico privilegiado é crime hediondo?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O sistema prisional brasileiro , encontra se lotado , de supostos traficantes , pessoas que foram presas com pequenas porções de drogas ,ou que simplesmente foram forjada *(por alguns policiais , que mancham o nome da instituição)* , o trafico privilegiado , se não resolve de todo o problema , ao menos ameniza o sofrimento , e da aqueles condenados uma chance de refletir e terem uma nova oportunidade de recomeçar uma vida nova .

Agora ,falta de fato todo o sistema prisional brasileiro ,fazer cumprir a lei , a individualização da pena , e a separação dos presos provisórios dos presos condenados .
Esta separação e fundamental ,para que presos primários , nao sejam influenciados por essa praga chamada faccao criminosas. continuar lendo