Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Polêmica: prazos e multas nos contratos de trabalho temporário

Publicado por Andressa Garcia
há 8 anos

Por Bianca Andrade

A Lei 6.019/74 dispõe sobre o trabalho temporário. Segundo definição prevista na própria Lei, o trabalho temporário “é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou ao acréscimo extraordinário de serviços”.

O contrato de trabalho temporário não pode exceder 90 dias. Trata-se, portanto, de espécie de contrato por prazo determinado. Em contrapartida, a Lei 6.019/74 não prevê qualquer prazo mínimo para o contrato de trabalho temporário.

Partindo desta premissa, a aplicabilidade da multa em casos de contratos de trabalho temporários é controversa no âmbito da doutrina e jurisprudência.

O artigo 479 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê a incidência de multa, caso haja rescisão antecipada por parte do empregador, nos contratos de trabalho que tenham termo estipulado. A norma estipula o pagamento da metade da remuneração que teria direito o empregado até o final do contrato.

Entretanto, não basta a afirmação de que o contrato temporário é um contrato de trabalho por prazo determinado. Há outros aspectos a serem verificados, dos quais destaca-se a existência de norma específica que dispõe sobre o trabalho temporário, qual seja, a Lei 6.019/74.

O princípio da especialidade consiste na prevalência da norma específica sobre a norma genérica. Desta forma, se há lei específica sobre determinado assunto, devem ser aplicadas as suas disposições e não as regras de norma genérica.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) vem adotando o posicionamento de inaplicabilidade da multa prevista no art. 479 da Consolidação das Leis do Trabalho para os contratos de trabalho temporário. Isto se deve ao fato de que a Lei 6.019/74 não prevê a penalidade de indenização em caso de rescisão antecipada do contrato temporário.

NORMA

Assim sendo, razão não há para se falar em aplicação de norma genérica contida no artigo 479 da Consolidação das Leis do Trabalho.

Vale ressaltar que muitos magistrados entendem de forma diversa, não havendo, portanto, um posicionamento pacífico com relação ao tema nos Tribunais Regionais do Trabalho.

Entretanto, o Tribunal Superior do Trabalho, conforme afirmado, tem adotado posicionamento majoritário pela inaplicabilidade do art. 479 da CLT aos contratos de trabalho temporário.

A título exemplificativo, há decisão recente, publicada no dia 19.06.2015, referente ao Recurso de Revista RR-821-12.2013.5.15.0129, em que o entendimento foi no sentido de que a aplicação da multa é incompatível com o contrato de trabalho temporário celebrado nos moldes da Lei 6.019/74.

Referida decisão ratifica o entendimento de que, se a própria Lei que regulamenta o trabalho temporário não prevê qualquer indenização a título de rescisão antecipada, não há como aplicar o artigo 479 da CLT.

CONSIDERAÇÕES

Assim, prevalecendo a norma específica sobre a norma geral, é, conforme esse entendimento, inaplicável o artigo 479 da Consolidação das Leis do Trabalho aos contratos de trabalho temporário, não havendo que se falar em indenização pela rescisão antecipada.

*BIANCA ANDRADE é advogada da área corporativa e trabalhista do escritório Andrade Silva Advogados

Fonte: Revista Visão Jurídica

  • Sobre o autorAndressa Garcia, Entusiasta do Direito Digital.
  • Publicações136
  • Seguidores452
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3212
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/polemica-prazos-e-multas-nos-contratos-de-trabalho-temporario/290246666

Informações relacionadas

Diego Carvalho, Advogado
Notíciashá 5 anos

Empresa não deverá pagar multa por rescindir contrato de trabalho temporário

Pallotta Martins e Advogados, Advogado
Artigoshá 2 anos

Isenção da Indenização do artigo 479 da CLT na Rescisão antecipada do Contrato Temporário

Tribunal Superior do Trabalho
Notíciashá 6 anos

Rescisão de contrato temporário não gera indenização prevista para contrato por tempo determinado

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região TRT-4 - Recurso Ordinário Trabalhista: ROT XXXXX-24.2017.5.04.0009

Contrarrazões - TRT04 - Ação Verbas Rescisórias - Atsum - contra Pinup Marketing Integrado, Cafe Tres Coracoes, Atacadao, Unidasul Distribuidora Alimenticia e Grupo BIG Brasil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)