Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Câmara deve votar nesta semana projeto que pode barrar Uber no Brasil

De autoria de deputados do PT, PMDB e PP, projeto deve ser votado nesta quarta, 5/4. Uber e 99 pedem que deputados discutam assunto antes de votação.

Publicado por Andressa Garcia
há 7 anos

Pode ser votado nesta semana pela Câmara dos Deputados, o polêmico projeto de lei 5587/16, que assegura exclusividade aos táxis para o transporte individual de passageiros no Brasil, tornando ilegal o Uber e outros aplicativos do tipo. Pelo projeto original, qualquer serviço de transporte de passageiros só poderia ser oferecido por meio de veículos que tenham a caixa luminosa externa com a palavra “táxi” e possuam taxímetro.

De autoria de deputados do PT, PMDB, PTN, SD e PP, o PL 5587/16 foi discutido no final de 2016 pelo Grupo de Trabalho Taxistas e Aplicativos Digitais, coordenado pelo deputado e também autor do projeto Carlos Zarattini (PT), com o objetivo de criar uma versão mais consensual sobre o assunto, alvo de muitas polêmicas.

Segundo adiantado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, já existem negociações para chegar a um texto alternativo que realizar uma regulamentação geral sobre o assunto, deixando para os municípios a regulamentação específica sobre o tema.

A expectativa é que o projeto seja votado pela câmara ainda nesta semana, mais especificamente nesta quarta-feira, 5/4. No fim de 2016, Maia prometeu que a matéria seria votada após o final de março.

Uber e 99 pressionam

Obviamente preocupados com o PL, que pode proibir sua atuação no Brasil, aplicativos como Uber e 99 lançaram campanhas pedindo que os deputados discutam a questão com usuários e motoristas antes de levarem o projeto para votação nesta semana.

Fonte: IDGNOW

  • Sobre o autorAndressa Garcia, Entusiasta do Direito Digital.
  • Publicações136
  • Seguidores452
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações92
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-deve-votar-nesta-semana-projeto-que-pode-barrar-uber-no-brasil/446209445

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vergonha. Agora é fácil, querem ter "privilegio" de serem os únicos a prestarem esse tipo de serviço. Concorrência é o básico para todos os consumidores. Sem isso é um verdadeiro "cartel" continuar lendo