Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Amazon reembolsará US$70 milhões por compras feitas por crianças em apps

Ainda não se sabe exatamente como a empresa de Jeff Bezos irá reembolsar os pais cujos filhos fizeram compras sem consentimento.

Publicado por Andressa Garcia
há 7 anos

Os pais com crianças que criaram contas, às vezes gigantes, por meio de compras em aplicativos poderão receber seu dinheiro de volta. A Amazon pode ter de devolver mais de 70 milhões de dólares em reembolsos para os consumidores afetados, segundo a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC).

Nesta terça-feira, 4/4, a FTC e a Amazon concordaram em encerrar sua batalha legal sobre se a empresa americana tinha cobrado ilegalmente seus clientes pelas compras em questão - há um ano, um tribunal decidiu que sim.

A loja de aplicativos da Amazon pode ser baixada em aparelhos Android e roda também em determinados tablets Kindle. No entanto, os pais reclamam que o sistema da Amazon tornou muito fácil para as crianças comprarem itens virtuais nos apps sem o seu consentimento.

Tanto a FTC quanto a Amazon entraram com apelações relacionadas ao caso, mas acabaram derrubando-as nesta terça-feira, 4/4. Isso abre o caminho para que o processo de reembolso comece em breve, segundo a Comissão.

Mais de 70 milhões em cobranças feitas em aplicativos entre 2011 e 2016 podem ser elegíveis para reembolsos, segundo a órgão regulador do governo dos EUA.

Até o fechamento da reportagem, a Amazon não tinha se pronunciado sobre o assunto. Por isso, não está claro como a empresa irá reembolsar os seus consumidores - a Amazon fica com 30% de cada compra feita dentro de apps, segundo a FTC.

Em 2014, Apple e Google fizeram acordos com a FTC em casos parecidos sobre compras em apps, o que resultou em reembolsos combinados de mais de 50 milhões de dólares para os usuários.

Fonte: IDGNOW

  • Sobre o autorAndressa Garcia, Entusiasta do Direito Digital.
  • Publicações136
  • Seguidores452
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações120
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/amazon-reembolsara-us-70-milhoes-por-compras-feitas-por-criancas-em-apps/446211283

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Lá a lei faz acontecer. Se fosse aqui (!) continuar lendo